Lançamento de livro aborda educação ambiental em unidades de conservação
Agência FAPESP – A Diagrama Editorial lançou o livro "Educação Ambiental em Unidades de Conservação: fundamentos e práticas", que compila experiências e resultados de um projeto apoiado pela FAPESP. O estudo investigou práticas de educação ambiental em quatro Unidades de Conservação (UCs) em São Paulo.
O projeto destacou a participação social e o diálogo, envolvendo comunidades locais, pesquisadores e gestores na construção de propostas educativas voltadas à biodiversidade e sociodiversidade. O livro, com 116 páginas, está dividido em oito capítulos que detalham as diferentes propostas de trabalho, como a construção colaborativa de cursos de formação de professores e um projeto de educomunicação com jovens indígenas. A obra também visa replicar essas práticas em outras áreas protegidas.
Coordenada por Rosana Louro Ferreira Silva, do Instituto de Biociências da USP e líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Educadores (GPEAFE), a pesquisa faz parte do convênio entre FAPESP, Semil e Fundação Florestal, com o objetivo de produzir análises e experiências que auxiliem na gestão de UCs no âmbito de “Conservação, restauração e uso sustentável da biodiversidade em Unidades de Conservação”.
Jean Paul Metzger, membro da coordenação do Programa BIOTA-FAPESP, enfatiza a importância da parceria entre pesquisadores, educadores e gestores para a conservação da biodiversidade. E Jônatas Souza da Trindade, subsecretário de Meio Ambiente de São Paulo, destacou a qualidade e o impacto do trabalho realizado pelos pesquisadores.
Adriana Neves da Silva Carvalho, da Fundação Florestal, ressalta a importância da parceria entre pesquisadores e UCs para a gestão desses territórios, especialmente no contexto de um novo Programa de Educação Ambiental Estadual.
A pesquisa foi realizada em quatro UCs: PE do Jaraguá, APA Parque e Fazenda do Carmo, Núcleo Santa Virgínia do PE da Serra do Mar e APA Corumbataí/Piracicaba, adotando a aprendizagem social como referencial teórico
O livro está disponível gratuitamente para ser baixado no site da editora.
Com informações de Érica Speglich, do boletim BIOTA Highlights.
Leia mais em:
https://agencia.fapesp.br/livro-reune-experiencias-de-educacao-ambiental-em-unidades-de-conservacao/51787