CERSusChem realiza o 1º workshop do seu projeto temático

CERSusChem realiza o 1º workshop do seu projeto temático


No dia 18/10/2024, foi realizado no Auditório ‘Mário Tolentino’ (Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos) o 1º workshop do projeto temático “Métodos sintéticos sustentáveis empregando catálise, solventes verdes, reagentes seguros e materiais de partida renováveis” (processo Fapesp nº 2021/12394-0), desenvolvido pelo Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (CERSusChem). O evento teve como objetivo a apresentação e discussão sobre as atividades desenvolvidas pelos docentes e seus orientandos pertencentes à equipe do projeto temático.

A abertura do workshop foi feita pela Profa. Arlene Gonçalves Corrêa, coordenadora do projeto. Na sua apresentação, ela destacou a importância da integração das diferentes frentes de trabalho do projeto e ressaltou a relevância do apoio da Fapesp no desenvolvimento das atividades que estão sendo desenvolvidas pelos membros da equipe do projeto

Em seguida, o Prof. Sérgio Henrique Vannucchi Leme de Mattos, coordenador da equipe de difusão do projeto temático, apresentou os planos de comunicação social (interna e externa) e de difusão que a sua equipe está desenvolvendo. Também apresentou o plano de ação do programa de Educação Ambiental ‘PluRiVerCidade’, realizado pelo Laboratório de Estudos sobre Sistemas Complexos Ambientais (LASCA – UFSCar) em parceria com o CERSusChem.

Após essas duas apresentações iniciais, o evento prosseguiu até o final da tarde com apresentações de pesquisas que estão sendo desenvolvidos por pós-graduandos e pós-doutores no âmbito do projeto temático. Além de compartilharem com o restante da equipe do projeto os resultados obtidos em suas pesquisas, esses apresentadores também puderam receber sugestões sobre como lidar com eventuais desafios encontrados ao longo do trabalho que cada um está desenvolvendo.

O 1º workshop do projeto temático “Métodos sintéticos sustentáveis empregando catálise, solventes verdes, reagentes seguros e materiais de partida renováveis” foi um momento importante para uma maior integração e colaboração dos membros do projeto e deixou em todos a expectativa da realização do próximo evento.