Conheça o Projeto PluRiVerCidade, apoiado pelo CERSusChem

O PluriVerCidade é um programa de Educação Ambiental voltado à realidade local dos bairros em que escolas públicas de ensino básico do município de São Carlos (SP) estão inseridas.

O programa é focado nos nexos entre água, energia e alimento e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. A partir dos conceitos e métodos do Paradigma da Complexidade associados aos fundamentos da Inteligência Coletiva, o programa PluriVerCidade realiza o planejamento, a elaboração, a execução e a avaliação de projetos e atividades nas áreas de Educação Ambiental e Ciências da Natureza a partir de uma abordagem denominada AB[CD]3, sigla de Aprendizagem Baseada em Curiosidade, Coletividade, Complexidade, Diversão, Desafio e Descoberta. Por meio de histórias (escritas, animadas e/ou cantadas), perguntas rimadas, atividades lúdicas e outras estratégias didáticas, essa abordagem procura aguçar nas crianças e adolescentes a capacidade investigativa para a busca da construção de redes de conhecimentos, de tal modo a favorecer o desenvolvimento de habilidades e competências estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular e no Currículo Paulista para a área de Ciências da Natureza, buscando também articulá-las com as de outras áreas de conhecimento. 

O programa PluriVerCidade faz parte da iniciativa EduSCar é desenvolvido Laboratório de Estudos sobre Sistemas Complexos Ambientais – LASCA (situado no Departamento de Hidrobiologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de São Carlos – CCBS/UFSCar) e tem sido apoiado pelo Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável – CERSusChem (Departamento de Química - UFSCar). A parceria entre o LASCA e o CERSusChem é voltada às atividades de educação e difusão do conhecimento do CERSusChem, tendo como principais objetivos ampliar a comunicação e o vínculo entre a universidade e as escolas públicas, propiciando a troca de informações, experiências e a melhoria da qualidade de ensino, especialmente na área Educação Ambiental. Busca-se, ainda, incentivar e dar suporte teórico-prático a professores da rede pública de ensino na execução de atividades e projetos de Educação Ambiental para alunos dos ensinos fundamental e médio, considerando o contexto em que a escola está inserida. Com isso, espera-se expandir as possibilidades de formação escolar com temas interdisciplinares. 

O “PluRiVerCidade” é coordenado pelo Prof. Dr. Sérgio Henrique Vannucchi Leme de Mattos, responsável pelo LASCA, e conta com uma equipe formada pelo bolsista TT-2 Fapesp Gustavo Barros e pela Bióloga e TT-3 Fapesp Luana Carvalho.