Maria Fátima da Silva

Maria Fatima das G. F. da Silva

DQ - UFSCar - Pesquisadora

Lattes                     Researcher ID

Concluiu o Curso de Licenciatura em Química em 1973, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, SP. Obteve o título de Doutor em Cências, na área de concentração Química Orgânica, após a defesa de tese: Métodos Quimiossistemáticos, Aplicação a Famílias Vegetais Caracterizadas por Cumarinas?, no Instituto de Química da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, em 20 de Março de 1978, sob a orientação do Prof. Otto R. Gottlieb. Realizou PÓS-DOUTORADO Junto à University of Strathclyde, Glasgow, Ecócia (1986-1988), bolsa CNPq e parte FAPESP. Trabalhando com Peter G. Waterman. Aprovada em concurso para Professor Titular em dezembro de 2005 junto a Universidade Federal de São Carlos, onde atua como professora desde 1976. Publicou mais de 100 artigos em periódicos especializados. Participou de vários eventos no exterior como conferencista. Foi coordenadora do Programa de Pós Gradução em Química da UFSCar de 2004-2007. Titular Member of the Division of Organic and Biomolecular Chemistry of The International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC) 2004-2007. IUPAC Felow 2008. Editor Regional da REVISTA LATINOAMERICANA DE QUIMICA (Estado de México). Diretora da Divisão de Produtos Naturas da SBQ 2006-2008. Atua na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Produtos Naturais Bioativos, Ecologia Química, Interação inseto-planta, Química de enxertos vegetais com base em biossíntese. Ranking of scientists in Brazilian Institutions according to their Google Scholar Citations public profiles: Rank: 184, H-Index: 39, Citations 7795 (http://www.webometrics.info/en/node/102)

Linha de Pesquisa

1.Fitoquímica e atividades biológicas dos constituíntes de plantas da ordem Rutales
2.Fitoquímica e Ecologia da Ordem Rutales
3.O tema central de nossa pesquisa é o isolamento e elucidação estrutural de metabólitos secundários de plantas, visando a aplicação dos resultados na investigação de vários problemas.
4.CONVENIO DE COOPERACAO CIENTIFICA ENTRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SAO CARLOS E A UNIVERSIDADE DA CALIFORNIA, IRVINE
5.FITOQUIMICA E QUIMIOSSISTEMATICA DE BURSERACEAE