Daniela de Abreu

Daniela G. de Abreu

Daniela G. de Abreu

FFCLRP - USP - Pesquisadora

 

                       Lattes                     Researcher ID

Bacharel e Licenciada em Química, Doutora em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Desenvolveu o Pós-Doutoramento, na Faculdade de Educação da USP, junto ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe). Atualmente, é Professora do Curso de Licenciatura em Química da referida Universidade e desenvolve projetos relacionados à divulgação científica, educação ambiental, currículo e formação inicial e continuada de professores de química. É líder do Grupo de Formação, Ensino e Pesquisa em Educação Ambeintal (GFEPEA), formado por professores de ensino médio, alunos de licenciatura e docentes da universidade. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química. De 2008 a 2012, coordenou o Centro de Ensino Integrado de Química (CEIQ), que tem tradição no desenvolvimento de atividades de educação científica na região de Ribeirão Preto.

Linha de Pesquisa


1. Ensino de química, formação inicial e continuada de professores de química, educação ambiental

Objetivo: O objetivo geral da minha linha de pesquisa é compreender como um contexto colaborativo entre universidade e escola pode contribuir para a formação ambiental e continuada de professores de ensino médio em exercício. São objetivos específicos: dar suporte ao planejamento coletivo de Atividades Orientadoras de Ensino (A.O.E.) para alunos de ensino médio sobre Educação Ambiental pelos professores; Investigar a formação durante o planejamento das A.O.E.; Investigar a formação docente durante a realização das A.O.E. na escola parceira; Registrar, via áudio e vídeo, as reuniões com os professores; Analisar o material registrado à luz das contribuições de teóricos da área da educação, da formação de professores e da educação ambiental; Identificar,conjuntamente, com os professores em exercício e com os alunos, licenciandos em química e participantes do projeto, as possíveis contribuições e implicações de um trabalho de formação conjunta e colaborativa.