CERSusChem participa de projeto em Educação Ambiental
A busca pela sustentabilidade deve ser um processo que contemple a participação dos diversos segmentos da sociedade nas decisões a serem tomadas para melhorar a qualidade de vida e do ambiente nas cidades. Desta forma, promover uma atitude reflexiva sobre as relações entre sociedade e natureza e estimular a participação na resolução dos problemas ambientais são requisitos fundamentais para o exercício pleno da cidadania.
O entendimento e questionamento crítico das relações entre água, energia e alimento (“Water-Energy-Food Nexus”) permitem contemplar diversos objetivos da Educação Ambiental preconizados tanto em documentos e leis nacionais e internacionais como em estudos científicos nesta área do conhecimento, e que podem ser efetivamente alcançados a partir de uma abordagem baseada no Paradigma da Complexidade e nos conceitos de Inteligência Coletiva.
Neste sentido, o CERSusChem, em parceria com o Laboratório de Estudos sobre Sistemas Complexos Ambientais (LASCA) do Departamento de Hidrobiologia – UFSCar, está iniciando um novo projeto de educação e difusão de conhecimento. O objetivo geral do projeto é desenvolver um programa de Educação Ambiental voltado à realidade local dos bairros em que escolas públicas de ensino básico do município de São Carlos (SP) estão inseridas, o qual focará nos nexos entre água, energia e alimento. São objetivos específicos do projeto:
1) realizar diagnóstico socioambiental participativo dos bairros no entorno das escolas;
2) realizar diagnóstico de concepções e práticas em Educação Ambiental desenvolvidas por professores de escolas públicas de São Carlos;
3) envolver alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFSCar no planejamento e realização de atividades relativas ao projeto;
4) promover a interação de docentes e alunos das universidades com as comunidades escolares e dos bairros de seus entornos;
5) incentivar e assessorar professores da rede pública de ensino no desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental nas suas instituições, utilizando-se dos diagnósticos e materiais educativos gerados pelo projeto.