Evento: A Difusão da Agenda 2030 no Brasil e os Desafios para a Governança do Desenvolvimento Sustentável

• Quando 15/05/2024 até 16/05/2024 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
  • Onde Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo
  • Participantes Exposição: Eduardo Gonçalves Gresse (Universität Hamburg/IEA-USP) Gabriela Di Giulio (FSP/IEA-USP) Caio Magri (Instituto Ethos) Carolina Mattar (IDS/GT Agenda 2030) Moderação: Pedro Roberto Jacobi (IEE/IEA-USP)
  • Web Visite o site externo
  • Adicionar evento ao calendário iCal

As principais conclusões do livro “Non-State Actors and Sustainable Development in Brazil – The Diffusion of 2030 Agenda” 2023) serão discutidas nesta mesa-redonda com a participação do autor, o sociólogo Eduardo Goncalves Gresse. A obra investiga como os atores não governamentais se tornaram impulsionadores-chave da difusão da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil. O livro questiona por que os atores não estatais academia, sociedade cível e setor privado) dedicaram tanto tempo, esforço e recursos para promover uma agenda não vinculada que foi ratificada e é principalmente atribuída aos atores estatais, apesar das circunstâncias adversas para a sua implementação. De acordo com os organizadores da mesa-redonda, “uma série de conflitos políticos e desafios estruturais persistem, tornando a implementação dessa agenda e a governança do desenvolvimento sustentável no país uma tarefa extremamente desafiadora”. O evento trará das principais barreiras para a realização extremamente desafiadora”. O evento tratará das principais barreiras para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS) no Brasil. Também identificará o que o caso brasileiro pode ensinar sobre os desafios e oportunidades para a governança do desenvolvimento sustentável de forma mais ampla.

Esta mesa redonda busca discutir os principais resultados do livro “Non-state Actors and Sustainable Development in Brazil”, que investiga como os atores não estatais se tornaram impulsionadores-chave da difusão da Agenda 2030 da ONU no Brasil. Após a apresentação do livro, cada painelista comenta sobre os resultados apresentados, os principais desafios para a implementação desta agenda no Brasil (sobretudo a partir de 2018) e sobre o papel da academia, sociedade civil, setor privado e atores governamentais neste processo e na governança do desenvolvimento sustentável de forma geral.

A ONU classifica o Brasil como o país com a maior biodiversidade do mundo, mas o país enfrentou recentemente múltiplas crises, trazendo desafios crescentes para o desenvolvimento socioeconômico e a proteção ambiental. À medida que o apoio estatal diminuiu logo após a ratificação da Agenda 2030, atores não estatais se envolveram ativamente e mobilizaram outros atores sociais para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a implementação da agenda da ONU. Após enfrentar uma séria turbulência política que culminou com a eleição de um governo de extrema-direita e, consequentemente, uma série de retrocessos contra normas e práticas de sustentabilidade, um novo governo alinhado aos princípios da Agenda da ONU e prometendo um plano ambicioso de transição ecológica foi eleito. No entanto, uma série de conflitos políticos e desafios estruturais persistem, tornando a implementação dessa agenda e a governança do desenvolvimento sustentável no país uma tarefa extremamente desafiadora.

Este livro questiona por que os atores não estatais dedicaram tanto tempo, esforço e recursos para promover uma agenda não vinculativa que foi ratificada e é principalmente atribuída aos atores estatais, apesar das circunstâncias adversas para sua implementação. Ao examinar os papéis da academia, da sociedade civil e do setor privado, o livro explora as diferentes maneiras pelas quais esses atores sociais compreendem e traduzem a Agenda 2030 em prática dentro de seus respectivos contextos locais. Com base em extenso trabalho de campo (2017-2018), este livro lança luz sobre uma série de desafios, oportunidades e contradições dentro da agenda global e sua implementação.

Com base nos principais achados do livro e nos acontecimentos recentes no Brasil, o evento tem como objetivo discutir as principais barreiras para a realização dos ODS no Brasil e destacar o que o caso brasileiro pode nos ensinar sobre os desafios e oportunidades para a governança do desenvolvimento sustentável de forma mais ampla.
O evento será de interesse para acadêmicos no campo do  Desenvolvimento Sustentável, Estudos Latino-Americanos e Política Ambiental, bem como para formuladores de políticas, sociedade civil e atores do setor privado interessados e/ou engajados com agendas, normas e práticas de sustentabilidade.

Mais informações em: http://www.iea.usp.br/eventos/agenda-2030-desafios-para-governanca

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo