Apresentação
O trabalho da difusão de conhecimento atua em duas frentes tratando na sua primeira vertente com jovens estudantes da rede de ensino, estudantes de graduação e treinamento técnico através de meios de educação formais. Já a segunda vertente trata de comunicação científica através de atividades voltadas ao público infanto-juvenil, professores e estudantes, idosos e cidadãos comuns através de atividades de educação não-formal. Algumas atividades desenvolvidas pelo centro incluem:
Criação de cursos de graduação "Introdução à Química Verde", focado nos seguintes temas:
- História da Química Verde;
- Os princípios da Química Verde;
- Estudos de caso focados na aplicação de Química Verde em setores como a indústria, universidade e educação básica;
- Planejamento, aplicação e análise de projetos baseados nos princípios da Química Verde.
“Biocatálise e os fundamentos e características da Química Verde”, com as seguintes competências envolvidas:
- Entendimento do potencial de enzimas para produção de moléculas orgânicas;
- Seleção de enzimas (de alto rendimento) e estratégias de rastreio;
- Compreensão da terotecnologia e seu uso, especialmente na indústria de produtos químicos finos e farmacêutica;
- Conhecimento das vantagens e desvantagens do uso de biorenováveis na produção de processos;
- Capacidade de julgar novos processos, em função do seu mérito em termos de medidas de sustentabilidade
Olimpíada Regional de Química
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A Olimpíada Regional de Química (ORQ), que está na sua 15ª edição, tendo como público alvo alunos do Ensino Médio.
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Esse ano a temática geral será a Química Verde.
Departamento de Química (DQ) de Portas Abertas
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Visita monitorada ao Departamento de Química, constituída de uma palestra e demonstração de experimentos. A palestra tem como objetivo divulgar o Departamento de Química, os cursos que são oferecidos, algumas pesquisas que são desenvolvidas, além de trazer algumas curiosidades químicas que estão presente em nosso cotidiano..
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Visita monitorada ao Departamento de Química, com uma palestra e demonstração de experimentos. A palestra tem como objetivo mostrar uma visão geral sobre: os cursos oferecidos na USP Campus Ribeirão Preto.
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Espaço do CEIQ interativo é destinado à exploração das novas tecnologias na educação química. Possui TVs com sistema touch screen, tablets, jogos interativos e experimentos que os alunos podem fazer com assistência de nossos monitores, além da tabela periódica interativa, das caixas de curiosidade e outros modelos interativos de estudo.
Projeto AVATAR
- Voltado para os alunos do Ensino Fundamental e consiste numa visita monitorada ao Departamento de Química, onde são realizados experimentos de tópicos básicos da Química abordados nas aulas de Ciências, instigando a curiosidade e interesse dos alunos.
Chamada para criação do Centro de Pesquisa
- Ação da GlaxoSmithKline (GSK) promoveu o investimento de R$ 15 milhões em dois centros de pesquisa científica de ponta no país em busca de desenvolvimento de novos materiais e métodos de química sustentável.
Circo da Ciência
- Em 2016 a ação de divulgação teve significativo impacto durante a 13ª edição do Circo da Ciência promovido pela Universidade Federal de São Carlos entre 9 e 11 de maio, contando com a participação de jovens de toda região. A presença do Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (CERSusChem) demonstrou ao público como a Química está presente no cotidiano de todos
Olimpíada Regional de Química
- A XIV edição da Olímpiada Regional de Química (ORQ) teve como tema as Olimpíadas realizadas no Rio de Janeiro em 2016. Durante a palestra de introdução aos alunos no evento foram apresentados diversos aspectos do uso da química, entre os quais, seu uso para o desenvolvimento de novos materiais, tratamento da água e esgoto, medicamentos, alimentos e suplementos alimentares. Na palestra ministrada a cerca de dois mil alunos, e mais de cem professores da educação básica, foram destacados os principais avanços na área da química, sempre enfatizando os princípios de uma ciência cada vez mais preocupada com o equilíbrio da relação entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente.
Publicação de Livro
- Em 2016 foi publicado o livro “Química orgânica experimental: uma abordagem de química verde” pela editora Elsevier que foi adotado pelos cursos de graduação da UFSCar. O livro é de autoria dos professores Arlene G. Corrêa, Kleber T. de Oliveira, Márcio W. Paixão and Timothy J. Brocksom do Departamento de Química da UFSCar. O livro descreve experimentos químicos realizados com a metodologia baseada nos princípios da Química Verde. O livro é indicado para alunos de graduação de química, farmácia e engenharia química
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