Carousel Banners

A Difusão da Agenda 2030 no Brasil e os Desafios para a Governança do Desenvolvimento Sustentável A Difusão da Agenda 2030 no Brasil e os Desafios para a Governança do Desenvolvimento Sustentável

As principais conclusões do livro “Non-State Actors and Sustainable Development in Brazil – The Diffusion of 2030 Agenda” 2023) serão discutidas nesta mesa-redonda com a participação do autor, o sociólogo Eduardo Goncalves Gresse. A obra investiga como os atores não governamentais se tornaram impulsionadores-chave da difusão da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil. O livro questiona por que os atores não estatais academia, sociedade cível e setor privado) dedicaram tanto tempo, esforço e recursos para promover uma agenda não vinculada que foi ratificada e é principalmente atribuída aos atores estatais, apesar das circunstâncias adversas para a sua implementação. De acordo com os organizadores da mesa-redonda, “uma série de conflitos políticos e desafios estruturais persistem, tornando a implementação dessa agenda e a governança do desenvolvimento sustentável no país uma tarefa extremamente desafiadora”. O evento trará das principais barreiras para a realização extremamente desafiadora”. O evento tratará das principais barreiras para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS) no Brasil. Também identificará o que o caso brasileiro pode ensinar sobre os desafios e oportunidades para a governança do desenvolvimento sustentável de forma mais ampla.

Você sabia que cientistas estão descobrindo formas mais sustentáveis de fazer compostos químicos importantes? Você sabia que cientistas estão descobrindo formas mais sustentáveis de fazer compostos químicos importantes?

O trabalho ‘Elucidating the mechanism of the FeCl3-Catalyzed quinoline synthesis by A3 multicomponent reaction’ de coautoria do Prof. Dr. Marco Ferreira do CERSusChem foi publicado na edição especial da revista Tetrahedron - ‘Iron Catalyzed Organic Reaction’, revela que é possível criar quinolinas, que são componentes fundamentais em muitos produtos farmacêuticos e agroquímicos de uma maneira mais amigável ao meio ambiente. Ao invés de usar metais raros, os pesquisadores estão explorando o uso de ferro, um metal mais comum e mais acessível financeiramente. Isso não só torna o processo mais barato, mas também ajuda a reduzir o impacto negativo no meio ambiente!

Recente trabalho discute os desafios enfrentados na catálise de átomo único (SAC) Recente trabalho discute os desafios enfrentados na catálise de átomo único (SAC)

"Carbon nitride based aterials: more than just a support for single-atom catalysis" publicado na revista Chemical Society Reviews de co-autoria do Prof. Dr. Ivo Texeira, pesquisador do CERSusChem discute os desafios enfrentados na catálise de átomo único (SAC), técnicas de caracterização mais importantes e os métodos sintéticos comumente empregados para diferentes materiais à base de nitreto de carbono (CN). A área da catálise de átomo único tem demonstrado ter potencial para tornar processos químicos mais eficientes e sustentáveis em nossas industrias!

Workshop Biobased Chemistry for the Future Bioeconomy - 23 a 25 de Julho Workshop Biobased Chemistry for the Future Bioeconomy -  23 a 25 de Julho

Um workshop de 3 dias será realizado com o objetivo de estabelecer conexões entre instituições brasileiras e britânicas, e explorar o potencial para futuras colaborações nas áreas de produtos naturais, valorização de resíduos alimentares, solventes de base biológica, monômeros e outras matérias-primas químicas a granel. . Pesquisadores individuais em início de carreira apresentarão suas pesquisas atuais (ou propostas) neste campo por meio de uma série de apresentações de 15 minutos. Haverá uma sessão de brainstorming, dividida em grupos temáticos mais pequenos (por exemplo, solventes, polímeros, desperdício alimentar) identificando sinergias e oportunidades para futuras propostas de investigação e colaborações. Para mais informações, ou para se inscrever com um resumo de 1 página descrevendo o trabalho a ser discutido, entre em contato com biobasedworkshop@gmail.com Prazo para submissão de resumos: 18 de junho de 2024 (17h, horário de Brasília).

Trabalho recente publicado na revista Organic & Biomolecular Chemistry com co-autoria da Diretora e Prof. Dr. Arlene Correa Trabalho recente publicado na revista Organic & Biomolecular Chemistry com co-autoria da Diretora e Prof. Dr. Arlene Correa

Trabalho recente publicado na revista Organic & Biomolecular Chemistry com co-autoria da Diretora e Prof. Dr. Arlene Correa do @Cersuschem, descreve uma forma simples de produzir γ-lactamas. Estes compostos com atividades biológicas interessantes são muito utilizados na produção de medicamentos e produtos químicos! O artigo ‘One-pot synthesis of γ-lactams from ketoaziridines’ relata como os pesquisadores buscaram métodos sintéticos eficientes para as preparar as γ-lactamas, utilizando uma abordagem inovadora em uma única etapa, resultando em rendimentos bons a moderados.

Pesquisa recém-publicada na revista AdvancedMaterials de co-autoria do Prof. Dr. Ivo Texeira, pesquisador do CERSusChem Pesquisa recém-publicada na revista AdvancedMaterials de co-autoria do Prof. Dr. Ivo Texeira, pesquisador do CERSusChem

esquisa recém-publicada na revista AdvancedMaterials de co-autoria do Prof. Dr. Ivo Texeira, pesquisador do CERSusChem, demonstra um método de troca catiônica simples e versátil mais sustentável! A catálise de átomos únicos é um campo importante na ciência atual, combinando aspectos da catálise homogênea e heterogênea. No ‘Single-Atoms on Crystalline Carbon Nitrides for Selective C─H Photooxidation: A Bridge to Achieve Homogeneous Pathways in Heterogeneous Materials‘, os pesquisadores desenvolveram uma maneira simples de estabilizar ferro e manganês (metais de baixo custo) em materiais comuns. Esses materiais foram usados para converter tolueno em benzaldeído de forma seletiva, e o método também funcionou bem com outros produtos químicos. Essas investigações mostram que os catalisadores de ferro e manganês agem de maneira semelhante, formando sítios com alto estado de oxidação e extremamente oxidativos. Com os resultados desse trabalho, os pesquisadores estão entusiasmados com o potencial desses catalisadores na criação de reações mais seletivas e sustentáveis!