Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Centro de Ensino Integrado de Química (CEIQ) promove a XV Olimpíada Regional de Química (ORQ) na USP de Ribeirão Preto explorando a temática da Química Verde

Centro de Ensino Integrado de Química (CEIQ) promove a XV Olimpíada Regional de Química (ORQ) na USP de Ribeirão Preto explorando a temática da Química Verde

No ano de 2017 o CEIQ está promovendo a 15ª edição da Olimpíada Regional de Química (ORQ), que recebe alunos do Ensino Médio de diferentes escolas (públicas e particulares) de Ribeirão Preto e região. Por meio deste evento, destaca-se a importância da divulgação científica, sempre com uma temática atual e de grande importância para o futuro da Sociedade e da Ciência – Nesse ano, abordamos a temática da Química Verde.
A ORQ tem caráter competitivo e colaborativo e é realizada em duas fases:

- 1ª Fase: o professor da escola básica seleciona 40 alunos dos três anos do Ensino Médio e estes realizam uma visita ao Departamento de Química. No espaço do departamento os alunos assistem a uma palestra sobre o tema da Olimpíada e, no laboratório, participam de experimentos demonstrativos. A temática da Olimpíada é diferente todos os anos, sendo que as palestras e os experimentos são sobre os temas selecionados. Em 2017 o tema escolhido foi a Química Verde. Assim, na palestra abordamos a importância do assunto, a problematização da questão ambiental com temas do cotidiano e o impacto antrópico no meio ambiente, além de apresentar, discutir e exemplificar os 12 princípios da Química Verde. No laboratório, apresentamos experimentos que exemplificam como a Química Verde pode ser utilizada na prática, como, por exemplo, a descontaminação da água por eletrofloculação. O CEIQ recebe escolas de fevereiro a agosto e a visita demora, em média, duas horas.

- 2ª Fase: o professor de cada escola seleciona seis alunos (sendo 2 alunos de cada série do Ensino Médio), os quais deverão compor a equipe representante da escola. A segunda fase inclui a elaboração de uma redação coletiva dos alunos sobre o tema da Olimpíada e a resolução de situações problemas, por meio da experimentação e de exercícios teóricos. A segunda fase da Olimpíada ocorrerá no dia 25 de outubro e a divulgação das escolas vencedoras será em novembro. O estágio dos alunos vencedores nos laboratórios ocorre, geralmente, em março do ano seguinte à Olimpíada.

- Olimpíada Paralela: Os alunos que participaram da primeira fase e que não foram escolhidos para participar da segunda fase podem concorrer nesta modalidade, por meio da elaboração de uma redação ou de um vídeo sobre a temática do ano. A melhor redação e vídeo são premiados.
As escolas competem entre si, mas entre os alunos e professores, a produção coletiva do conhecimento é sempre uma marca do empenho e das muitas formas de aprender.

A nota final de cada escola consiste na média entre a prova teórica, a prova prática e a redação. Os três primeiros lugares recebem troféus e medalhas e as duas escolas vencedoras em primeiro lugar, tanto de escola pública quanto de escola privada, recebem como premiação um estágio de 20 horas em laboratórios de pesquisa do Departamento de Química da USP de Ribeirão Preto, além de certificados, medalhas e troféus.

Na primeira fase esse ano, recebemos 70 escolas e cerca de 2500 alunos. Para a segunda fase, esperamos receber pelo menos 60 escolas e 3600 alunos para a realização das provas prática e teórica. Enquanto os alunos farão as provas, realizaremos uma dinâmica com os professores, que envolva assuntos da Química Verde e maneiras de abordar o assunto em sala de aula, visando sensibilizar o aluno sobre a importância do tema.

imagem01_ORQ

imagem02_ORQ

imagem03_ORQ

imagem04_ORQ

imagem05_ORQ