Apresentação

O trabalho da difusão de conhecimento atua em duas frentes tratando na sua primeira vertente com jovens estudantes da rede de ensino, estudantes de graduação e treinamento técnico através de meios de educação formais. Já a segunda vertente trata de comunicação científica através de atividades voltadas ao público infanto-juvenil, professores e estudantes, idosos e cidadãos comuns através de atividades de educação não-formal. Algumas atividades desenvolvidas pelo centro incluem:

 

Criação de cursos de graduação "Introdução à Química Verde", focado nos seguintes temas:

  • História da Química Verde;
  • Os princípios da Química Verde;
  • Estudos de caso focados na aplicação de Química Verde em setores como a indústria, universidade e educação básica;
  • Planejamento, aplicação e análise de projetos baseados nos princípios da Química Verde.

 

“Biocatálise e os fundamentos e características da Química Verde”, com as seguintes competências envolvidas:

  • Entendimento do potencial de enzimas para produção de moléculas orgânicas;
  • Seleção de enzimas (de alto rendimento) e estratégias de rastreio;
  • Compreensão da terotecnologia e seu uso, especialmente na indústria de produtos químicos finos e farmacêutica;
  • Conhecimento das vantagens e desvantagens do uso de biorenováveis na produção de processos;
  • Capacidade de julgar novos processos, em função do seu mérito em termos de medidas de sustentabilidade

 

Olimpíada Regional de Química

  • A Olimpíada Regional de Química (ORQ), que está na sua 15ª edição, tendo como público alvo alunos do Ensino Médio.

  • Esse ano a temática geral será a Química Verde.

 

Departamento de Química (DQ) de Portas Abertas

  • Visita monitorada ao Departamento de Química, constituída de uma palestra e demonstração de experimentos. A palestra tem como objetivo divulgar o Departamento de Química, os cursos que são oferecidos, algumas pesquisas que são desenvolvidas, além de trazer algumas curiosidades químicas que estão presente em nosso cotidiano..

 

USP e as Profissões

  • Visita monitorada ao Departamento de Química, com uma palestra e demonstração de experimentos. A palestra tem como objetivo mostrar uma visão geral sobre: os cursos oferecidos na USP Campus Ribeirão Preto.

 

CEIQ interativo

  • Espaço do CEIQ interativo é destinado à exploração das novas tecnologias na educação química. Possui TVs com sistema touch screen, tablets, jogos interativos e experimentos que os alunos podem fazer com assistência de nossos monitores, além da tabela periódica interativa, das caixas de curiosidade e outros modelos interativos de estudo.

 

Projeto de Educação Ambiental PluRiVerCidade 

O PluriVerCidade é um programa de Educação Ambiental voltado à realidade local dos bairros em que escolas públicas de ensino básico do município de São Carlos (SP) estão inseridas.PluriVerCidade é um programa de Educação Ambiental voltado à realidade local dos bairros em que escolas públicas de ensino básico do município de São Carlos (SP) estão inseridas. O programa PluriVerCidade faz parte da iniciativa EduSCar desenvolvido Laboratório de Estudos sobre Sistemas Complexos Ambientais – LASCA (situado no Departamento de Hidrobiologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de São Carlos – CCBS/UFSCar) e tem sido apoiado pelo Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável – CERSusChem (Departamento de Química - UFSCar). A parceria entre o LASCA e o CERSusChem é voltada às atividades de educação e difusão do conhecimento do CERSusChem, tendo como principais objetivos ampliar a comunicação e o vínculo entre a universidade e as escolas públicas, propiciando a troca de informações, experiências e a melhoria da qualidade de ensino, especialmente na área Educação Ambiental. Busca-se, ainda, incentivar e dar suporte teórico-prático a professores da rede pública de ensino na execução de atividades e projetos de Educação Ambiental para alunos dos ensinos fundamental e médio, considerando o contexto em que a escola está inserida. Com isso, espera-se expandir as possibilidades de formação escolar com temas interdisciplinares. 

      Projeto AVATAR

      • Voltado para os alunos do Ensino Fundamental e consiste numa visita monitorada ao Departamento de Química, onde são realizados experimentos de tópicos básicos da Química abordados nas aulas de Ciências, instigando a curiosidade e interesse dos alunos.

       

      Chamada para criação do Centro de Pesquisa

      • Ação da GlaxoSmithKline (GSK) promoveu o investimento de R$ 15 milhões em dois centros de pesquisa científica de ponta no país em busca de desenvolvimento de novos materiais e métodos de química sustentável.

       

      Circo da Ciência

      • Em 2016 a ação de divulgação teve significativo impacto durante a 13ª edição do Circo da Ciência promovido pela Universidade Federal de São Carlos entre 9 e 11 de maio, contando com a participação de jovens de toda região. A presença do Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (CERSusChem) demonstrou ao público como a Química está presente no cotidiano de todos

       

      Olimpíada Regional de Química

      • A XIV edição da Olímpiada Regional de Química (ORQ) teve como tema as Olimpíadas realizadas no Rio de Janeiro em 2016. Durante a palestra de introdução aos alunos no evento foram apresentados diversos aspectos do uso da química, entre os quais, seu uso para o desenvolvimento de novos materiais, tratamento da água e esgoto, medicamentos, alimentos e suplementos alimentares. Na palestra ministrada a cerca de dois mil alunos, e mais de cem professores da educação básica, foram destacados os principais avanços na área da química, sempre enfatizando os princípios de uma ciência cada vez mais preocupada com o equilíbrio da relação entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente.

       

      Publicação de Livro 

      • Em 2016 foi publicado o livro “Química orgânica experimental: uma abordagem de química verde” pela editora Elsevier que foi adotado pelos cursos de graduação da UFSCar. O livro é de autoria dos professores Arlene G. Corrêa, Kleber T. de Oliveira, Márcio W. Paixão and Timothy J. Brocksom do Departamento de Química da UFSCar. O livro descreve experimentos químicos realizados com a metodologia baseada nos princípios da Química Verde. O livro é indicado para alunos de graduação de química, farmácia e engenharia química
      • Link para compra: 

        https://www.amazon.com.br/Qu%C3%ADmica-Org%C3%A2nica-Experimental-Kleber-Oliveira/dp/8535284354#customerReviews