Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa / UPC2

UPC2

Cromatógrafo Fluído Super Crítico ACQUITY UPC2 Espectrômetro de Massa Waters Xevo TQD

O sistema de Cromatografia Convergente de Ultra Performance com Fluído Supercrítico (Ultra Performance Convergence Chromatography - UPC2), hifenado a um detector de massas é um equipamento multiusuário (EMU), aprovado como item orçamentário do CERSusChem e adquirido via Proc. FAPESP 2016/20609-8.
O UPC2 é uma nova tecnologia usada tanto na separação de matrizes simples quanto nas mais complexas. Esta tecnologia, que combina o potencial da cromatografia de fluido supercrítico (SFC) somada ao uso do UPLC, possibilitará, através da manipulação do fluido, temperatura e pressão, diminuir drasticamente o tempo de análise decorrente da rapidez no re-equilíbrio de colunas e tempos de ciclos mais curtos, e com isso, aumentar exponencialmente o número de análises realizadas diariamente. Ainda, quando comparado com as tecnologias anteriores, o sistema de cromatografia convergente possibilita a separação com melhor resolução dos compostos hidrofóbicos, lipídios, amostras termicamente lábeis, polímeros e misturas estereoisoméricas.
A combinação do UPC2 e um detector de massas permite a identificação dos produtos de reação uma vez que se obtêm separações com alta resolução, picos estreitos e separações rápidas dentro das metas preconizadas da química verde com baixíssimo uso de solventes orgânico. Este sistema hifenado permite por exemplo, a determinação estrutural dos produtos sintéticos e naturais e o estudo dos mecanismos catalíticos de reações orgânicas (estudos cinéticos) e enzimáticas. Além disso, deve-se ainda destacar a redução de resíduos gerados durante a realização das análises, pois o dióxido de carbono (CO2) é empregado como componente principal da fase móvel.

Gestão e compartilhamento de uso do equipamento multiusuário (EMU)


1. O comitê gestor, responsável por traçar a política de acesso ao equipamento e o seu modelo de gestão, é composto pelos Profs. Drs. Arlene G. Corrêa, Marcio W. Paixão e Quezia B. Cass.

2. A comissão de usuários, encarregada de acompanhar e avaliar o funcionamento e a adequação dos procedimentos de uso dos mesmos e o seu modelo gestão, é composta pelos Profs. Drs. Regina  V. de Oliveira (DQ-UFSCar), Felipe C. Wouters (DQ-UFSCar) e Antonio C. B. Burtoloso (IQSC-USP).

3. Utilização do equipamento:

O usuário não tem acesso ao equipamento, somente aos serviços. Quando o serviço solicitado envolver o desenvolvimento analítico ou interpretação de resultados, as condições e prazo de análise serão todas explicitadas na etapa de contratação do serviço.

O usuário deverá fazer o agendamento para o UPC2 em um formulário apropriado, disponível para download no sitio do EMU. A comissão avaliará a agenda de uso do equipamento e informará o solicitante da data prevista de realização da análise. A agenda semanal é feita de forma a atender por três dias aos usuários do Departamento de Química, um dia aos usuários de outros departamentos da UFSCar, e um dia para os usuários externos (universidades e empresas).

 Download do formulário: Clique aqui

Agenda para utilização do UPC2: