Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa / Equipamentos multiusuário

Equipamentos multiusuário

Cromatógrafo Fluído Super Crítico ACQUITY UPC2 Espectrômetro de Massa Waters Xevo TQD

 

O sistema de Cromatografia Convergente de Ultra Performance com Fluído Supercrítico (Ultra Performance Convergence Chromatography - UPC2), hifenado a um detector de massas é um equipamento multiusuário (EMU), aprovado como item orçamentário do CERSusChem e adquirido via Proc. FAPESP 2016/20609-8.
O UPC2 é uma nova tecnologia usada tanto na separação de matrizes simples quanto nas mais complexas. Esta tecnologia, que combina o potencial da cromatografia de fluido supercrítico (SFC) somada ao uso do UPLC, possibilitará, através da manipulação do fluido, temperatura e pressão, diminuir drasticamente o tempo de análise decorrente da rapidez no re-equilíbrio de colunas e tempos de ciclos mais curtos, e com isso, aumentar exponencialmente o número de análises realizadas diariamente. Ainda, quando comparado com as tecnologias anteriores, o sistema de cromatografia convergente possibilita a separação com melhor resolução dos compostos hidrofóbicos, lipídios, amostras termicamente lábeis, polímeros e misturas estereoisoméricas.
A combinação do UPC2 e um detector de massas permite a identificação dos produtos de reação uma vez que se obtêm separações com alta resolução, picos estreitos e separações rápidas dentro das metas preconizadas da química verde com baixíssimo uso de solventes orgânico. Este sistema hifenado permite por exemplo, a determinação estrutural dos produtos sintéticos e naturais e o estudo dos mecanismos catalíticos de reações orgânicas (estudos cinéticos) e enzimáticas. Além disso, deve-se ainda destacar a redução de resíduos gerados durante a realização das análises, pois o dióxido de carbono (CO2) é empregado como componente principal da fase móvel.