Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Bolsa de pós-doutorado

Bolsa de pós-doutorado

O Centre of Excellence for Research in Sustainable Chemistry (CERSusChem), apoiado pela FAPESP-GSK oferece uma Bolsa de Pós-doutorado para doutores com experiência no emprego de catálise para valorização de biomassa lignocelulósica, em especial, visando à síntese de compostos plataforma, e preparação de catalisadores zeolíticos.

O bolsista, que poderá ser brasileiro ou estrangeiro altamente qualificado, integrará a equipe de pesquisadores do CERSusChem localizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os candidatos devem possuir título de Doutor obtido há no máximo 7 (sete) anos, e o candidato selecionado atuará na investigação de reações para a conversão de compostos plataforma derivados da biomassa em produtos de valor agregado por meio de catálise heterogênea (tanto catálise sólido-líquido quanto sólido-gás) e eletrocatálise.

É necessária experiência na síntese de nanopartículas magnéticas a base de óxido de ferro, bem como de zeólitas suportadas em matrizes magnéticas. Os candidatos devem possuir conhecimento no uso de diferentes técnicas de caracterização de materiais, como por exemplo,  difração de raios X (DRX) com aplicação do Refinamento de Rietveld, espectroscopia por energia dispersiva de raios-X (EDX), absorção de raios X (XPS), espectroscopia de espalhamento Raman, Ressonância paramagnética eletrônica (EPR), microscopia eletrônica de transmissão (MET), microscopia eletrônica de varredura (MEV), redução à temperatura programada utilizando hidrogênio e monóxido de carbono (TPR-H2, TPR-CO), medidas de acidez de sólidos utilizando moléculas sonda (TPD-NH3 e infravermelho com adsorção de piridina) e medidas de área específica superficial.

Ainda, espera-se que o candidato possua experiência em reações de valorização de compostos plataforma derivados da biomassa, e habilidade em cromatografia em fase gasosa e líquida (CG e CLAE).

As inscrições serão recebidas exclusivamente por e-mail, com documentação anexa em formato PDF, e enviadas para a Profa. Lucia Helena Mascaro Sales, (cersuschem@ufscar.br) até 28 de fevereiro de 2017.

Documentos necessários: CV resumido incluindo trabalhos publicados que atestem a capacidade de realização do projeto. A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros altamente qualificados. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 6.819,30 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem por objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.