Você está aqui: Página Inicial / Inovação / Ações tecnológicas

Ações tecnológicas

Um dos pilares dos trabalhos do CERSusChem é a área de inovação tecnológica. No terceiro ano de execução do projeto (2018), a análise de indicadores demonstrou a realização de 34 atividades (direta ou indiretamente) associadas ao processo de transferência de tecnologia, a partir das iniciativas dos pesquisadores. Os resultados são ilustrados na figura 1 a seguir.

Figura 1: Atividades em transferência de tecnologia.

Nota-se, em 2018, a celebração de dois acordos de confidencialidade, a participação em nove congressos e o envolvimento em ações de 23 projetos, totalizando 34 atividades relacionadas à transferência de tecnologia do CERSusChem.

Em relação aos 23 projetos eles foram classificados em atividades que foram ou estão sendo executadas e as que estão sendo discutidas ou formalizadas. Além disso, a fonte de financiamento do projeto foi classificada entre pública ou privada. O gráfico da figura 2 permite entender melhor a caracterização desses projetos.

Figura 2:  Projetos executados e em discussão.

As atividades relacionadas ao processo de transferência de tecnologia do CERSusChem ocorreram nas quatro universidades envolvidas na execução do projeto, melhor detalhado a seguir:

  • 2 Acordos de Confidencialidade (na UFSCar);

  • 9 Eventos / Congressos (7 da UFSCar e 2 da UNESP);

  • Ações relacionadas aos 23 projetos em execução (18 da UFSCar, 1 UNICAMP, 1 UNESP, 3 USP)